As aventuras de um Algarvio no país das papoilas (e das bicicletas, e das meninas nas vitrines, e das drogas, e dos diques, ...)
Quinta-feira, 19 de Novembro de 2009

Meus caros,

Se tivessem que escolher, qual seria a vossa opção:

1 - A perspectiva de um emprego, ainda que precário, mas uma existência miseravelmente solitária;

2 - O conforto daqueles que vos são queridos, mas poucas ou nenhumas perspectivas de emprego.

Imagino que muitos se vejam confrontados com este dilema nos dias que correm!

Eu estou na Holanda há praticamente 3 anos, sempre sózinho.

Em Julho deste ano fiquei sem emprego, graças à crise, e desde então que procuro trabalho.

Passados todos estes meses, sem sucesso nas minhas buscas, e quando já me preparava para regressar a casa, surge-me uma oportunidade de emprego. As condições não são as melhores: é longe de onde vivo (provavelmente terei que me levantar às 6 da manhã todos os dias e sabe-se lá a que horas estarei de volta a casa), o ordenado não é dos melhores, o tipo de trabalho também não é muito motivante para mim, é só por 3 meses... mas, enfim, é melhor do que nada.

Entretanto, contrastando com a dolorosa solidão que tenho sentido aqui, agudizada pelo passar do tempo, a quase certeza de voltar a casa, alimentada nestas últimas semanas, encheu-me de um calorzinho bom, de uma excitação e entusiasmo que não sentia há muito, muito tempo.

O coração diz-me para voltar mas a razão diz "fica"!

Qual devo escutar?

publicado por Red in Holland às 12:00

Terça-feira, 27 de Outubro de 2009

Para os interessados, aqui fica o link para um site onde podem fazer o download gratuito de uma aplicaçao que permite calcular o IRS a pagar/receber:

http://www.irscalc.pt/

 

 

publicado por Red in Holland às 14:03

Segunda-feira, 26 de Outubro de 2009

(Sentido das Letras / Copyright 2008 - 10/26/2009)
Governo avança com taxas sobre pagamentos com cartão
 

 

Portugal aceitou transpor a directiva comunitária que permite aos comerciantes cobrarem uma taxa sobre os pagamentos com cartões de débito e crédito.

 

A Directiva sobre Serviços de Pagamentos entra em vigor no dia 1 de Novembro e dá a cada Estado-membro a liberdade para permitir ou não a cobrança da taxa sobre os pagamentos com cartões de crédito e débito. Ao contrário da maior parte dos países da zona euro, Portugal aceitou transpor a directiva comunitária.

A associação de defesa dos consumidores (DECO) alerta para o perigo da introdução desta taxa que está a passar despercebida na opinião pública.

Em declarações à TSF, Pedro Moreira defendeu que esta alteração vai retirar “transparência” ao acto de compra e que o regresso ao uso do dinheiro em vez dos cartões, poderá incentivar a “fuga aos impostos”, uma vez que o registo das entradas em dinheiro são mais fáceis de esconder do fisco que as entradas de pagamentos em cartão.

O regresso do uso do dinheiro na maior parte transacções comerciais tenderá a multiplicar os levantamentos de dinheiro nas caixas ATM. O facto ganha agora novos contornos tendo em conta o desejo antigo dos bancos em introduzir uma taxa sobre os levantamentos multibanco.

 
publicado por Red in Holland às 22:15

Quinta-feira, 22 de Outubro de 2009

Olá a todos!

Acabou-se a "mama" (neste caso, o subsídio de desemprego). Durante os três meses que durou enviei cerca de duas dúzias de candidaturas espontâneas, candidatei-me a mais de uma centena de empregos e apenas consegui ser convidado para uma entrevista. Neste momento as perspectivas não são muito melhores! O plano é ver como a coisa corre durante o mês de Novembro e, caso não apareça nada no horizonte, em Dezembro regresso a casa de armas e bagagens, dando por terminada a minha experiência internacional (pelo menos a primeira).

No entretanto fui conhecer a barreira artificial (Afsluitdijk) que protege o norte da Holanda do mar. Construído entre 1927 e 1933, este dique tem um comprimento de 32 quilómetros e separa o mar do norte do (lago artificial) Ijsselmeer. Ao atravessar este dique, vendo de um lado e de outro duas massas de água a perder de vista, não consegui deixar de me sentir muito pequenino e de pensar como é que uma tira de terra consegue manter toda aquela água separada.

Outra nova experiência para o meu currículo existêncial: fui assistir a um leilão na Christie's em Amsterdão. Aquilo é giro! Muito mais rápido do que parece nos filmes, algumas peças são leiloadas num minuto ou menos. Para além dos potenciais compradores presentes na sala, alguns optam por colocar as suas ofertas na internet e outros por telefone. Do lado esquerdo da sala onde decorreu o leilão havia cerca de 15 pessoas cuja função era controlar as ofertas feitas via internet e sinalizar na sala as ofertas feitas pelos compradores ao telefone. Imagino que seja um pouco como a bolsa mas em ponto pequeno.

Para ocupar umas poucas horas das muitas que tenho livres fui ao cinema ver os filmes "Julie & Julia" e "Fame". Ambos bons para passar um bom bocado. O primeiro conta com o excelente desempenho da mui conhecida Meryl Streep (no papel de Julia Child) e fez-me chorar a rir durante a primeira metade (a segunda parte é mais séria e parada mas não se deixem intimidar). O segundo filme dispensa apresentações, o mesmo formato mas com mais rap, hip hop e R&B.

Para terminar:

- Construí um site (que é como quem diz "usei a ferramenta de construção de sites do google") para concentrar num mesmo sítio o acesso ao blog e às fotografias, está aqui: http://sites.google.com/site/redinholland/

- Já conhecem os novos ministros do nosso novo governo? Se não, aqui estão: http://noticias.sapo.pt/info/artigo/1026002.html

E prontos, por hoje é tudo!

Fiquem bem e até breve.

Red in Holland

 

publicado por Red in Holland às 20:46